quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Acende a luz


“Eu nem sei pra onde vou”

Fico boquiaberto com quem é tão seguro e se sente tão maduro. O nariz quase alcança o céu. É uma verdadeira caricatura de gente grande ou de adolescente que já se sente adulto. Por favor, gente, sejamos mais sensatos. Eu não sei. Você não sabe. Nós não sabemos. Enfim, ninguém sabe. Não faz mal você descer um pouquinho do seu pedestal e ser humilde. Admita que você não sabe o que virá. Não fique aprisionado pelo seu mundinho de faz-de-conta-que eu tenho controle sobre o meu futuro. Não, você não tem poder sobre o que vai acontecer. Muito menos controle. O futuro é uma fera indomável, misteriosa e insondável.

Há tantos medos em nós. Medos que talvez nunca deixarão de gritar em silêncio dentro do nosso coração. A criança que vive dentro da gente chora com medo da escuridão que encontra diante dos seus olhos. O futuro é uma escuridão diante de nós. Não há como ver nada a diante. O próximo passo é uma incógnita. E só depende da gente. Se o futuro é escuridão, por outro lado, o momento presente é o interruptor que nos permite acender a luz. Quando a gente acorda o interruptor está lá, chamando para ser tocado. Se você fica sentado, esperando alguém ir lá, a escuridão vai permanecer e você vai continuar com medo do que vai acontecer. Medo de viver. Medo de prosseguir. Medo de dar o próximo passo. Eu posso e você também pode acender a luz. A luz do hoje. A luz do agora. A luz que ilumina a sua escuridão mais profunda. E que simplesmente revela o que precisa de mudança.

A vida é uma eterna reviravolta. Gira e vez em quando volta para o mesmo lugar. Afinal, algumas vezes a gente cai, levanta, e tem a infelicidade de cair de novo. No mesmo lugar. No mesmo erro. Então, a luz parece se apagar mais uma vez. Mas a confiança não pode morrer. Você tem poder sobre esse momento. Mude agora. Levante agora. Acenda a luz agora. Vá iluminando de hoje em hoje o futuro que não te pertence.

De interruptor em interruptor, tudo vai ficando mais claro. O que era escuridão começa a se transformar em luz. O futuro nada mais é que o acumulo de vezes que a gente teve a audácia de enfrentar nossos medos mais secretos, para ir lá no interruptor e acender a luz. Se ache nessa luz. Olhe para cada canto diante de seus olhos e não tenha medo das coisas feias que talvez você encontre. Tudo tem um por que. E se está lá e não te faz bem, é porque você precisa tirar. Excessos e coisas desnecessárias. Sujeiras e pó. Acenda a luz. Não espere mais. A vida passa. O tempo passa. Nada pode fazer o tempo voltar para você recuperar o tempo que se perdeu. Só você tem esse poder de acender essa bendita luz. Eu sei que criança também tem medo de choque. Apesar de minha mãe ter me dito que quando eu era criança, enfiei uma chave de fenda na tomada e fui arremessado longe. Calma, não me aconteceu nada. Mas, sabe por que eu te disse isso? Porque às vezes a gente precisa dessa coragem. Não importa se vai dar choque. Vez em quando dá mesmo. Vez em quando dá aquele susto. Vez em quando a gente faz aquela cara de espanto e perde o chão. Mas não se preocupe. Há sempre uma esperança escondidinha dentro da gente.

Se hoje a luz queimou; se hoje está tudo escuro; se hoje a única luz que você tem é a que vem do lado de fora; saiba que amanhã é um novo recomeço. Amanhã, um novo interruptor espera para ser tocado. Imaginem só quantos interruptores a gente ainda tem para tocar e acender. Muitos. Vários. A vida não acabou naquele dia em que a lâmpada estourou de repente e ficou tudo escuro e você se assustou e ficou com medo de viver e medo do que poderia acontecer. A vida continua mesmo quando está escuro. Basta você confiar que existe alguém do seu lado guiando seus passos. Ser criança é ter uma confiança plena e sem reservas em seu pai. Se o pai pede pra ir, a criança vai. Se o pai pede pra ficar calmo, a criança logo se acalma. Não adianta desespero. Tudo tem jeito. A lâmpada pode ser trocada. O interruptor pode ser concertado. Basta você confiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traga um sorriso ao meu coração :)