quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ser gente


Existe uma sede insaciável dentro da gente que parece não ter mais fim. Existe uma dor incurável dentro da gente que parece que vai nos fazer sufocar. Existem quatro paredes dentro da gente que está a ponto de nos tirar o fôlego. Existe muita coisa dentro da gente que parece não ter mais solução. Calma, nem tudo está perdido. Essa ânsia que está presa e colada e tatuada dentro de nós é só uma vontade enorme de encontrar um sentido para viver. E viver é mais difícil do que eu pensava.

Já ouvi algumas pessoas dizerem que quem pensa muito para viver, vive menos. Talvez seja isso mesmo. Não discordo. Não sei se você é assim, mas eu sou assim. Penso demais. Penso antes de falar alguma coisa para não machucar quem vai ouvir. Penso antes de fazer uma escolha com medo das consequências ou com medo do que vão pensar ao meu respeito. Minha felicidade, às vezes, parece que depende mais dos outros do que de mim mesmo. Hoje, vejo de outra forma. Sei que a minha felicidade depende de mim mesmo. Mas, vez em quando, me traio e penso no que os outros vão falar. Penso muito antes de dar um passo com medo de onde esse passo vai me levar. Onde vou chegar tomando essa direção? Existe sempre um pensamento antes da escolha, antes da ação. E o tempo escorre entre os meus dedos enquanto penso. Agora você pode me dizer que eu sou louco e que nem todo mundo faz isso. Todo mundo faz pelo impulso do momento. Tudo bem, todo mundo pode fazer assim, mas eu não acho bom.

Quero meus pés no chão. Não estou dizendo que sou perfeito. Sou muito imperfeito. E por ser imperfeito, sei o quanto preciso buscar minhas mudanças. E mudança começa dentro da gente. Não basta mudar o estilo de roupa. Não basta mudar o corte do cabelo. Não basta mudar a cor da maquiagem. Tudo começa lá dentro da gente. Onde ninguém vê. Onde você se enxerga. Onde muitos não têm coragem de ir. Pois é, tem muita gente que tem medo si mesmo. Que triste. É tão triste ver que muitas pessoas nem se conhecem mais. É tão triste perceber que há pessoas que não tem coragem de se ver no espelho e encarar a pessoa que são. O ser imperfeito que existe dentro delas. Tem gente que precisa encher a cara até cair só para mostrar que é o machão ou que está “com tudo”. Tem gente que precisa ir pra cama com uma grande quantidade de pessoas só pra mostrar para os amigos que pode, que consegue, que é o tal ou que é a tal. Que dó eu sinto de gente assim. Existe tanta coisa bonita nessa vida para gente ver e viver. Sei que todo mundo precisa de sexo, precisa beber de vez em quando, precisa cuidar do corpo. Sei de tudo isso. Mas tudo em exagero faz mal.

O único exagero que não faz mal para a alma é a alegria verdadeira. Esse não faz mal. Essa nossa busca é incansável. Afinal, a gente só quer ser feliz. Com ou sem lágrimas no rosto. Com ou sem dinheiro no bolso. Você não precisa ser milionário para ser feliz. A felicidade está em ter o que você precisa ter. Há tantas pessoas com o bolso cheio, mas com o coração vazio. Essa é a pior tristeza. A alegria precisa emanar pelos nossos olhos. Pelo nosso olhar. Através dos nossos gestos. Ser gente é ser assim. É tentar ver um pontinho colorido numa paisagem escura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traga um sorriso ao meu coração :)