quarta-feira, 27 de junho de 2012

Onde mora o amor?


Não adianta negar, a gente vive procurando amor em algum lugar. Nos cantos, nas ruas, nas esquinas, nos bares da vida, no ônibus, no metrô, no hospital... em qualquer lugar a gente espera que o amor possa nos encontrar. Ou vice-versa. Não importa a ordem quando é amor. O importante pra gente é ter amor. E ser amado.

Procurar amor é diferente de mendigar amor. Não confunda as coisas. Ninguém nasceu para viver de migalhas. Não importa quem você seja. Nem importa os seus erros do passado. Nada disso importa. Você continua sendo gente como tudo mundo é. Você não é diferente de ninguém. E ninguém é diferente de você. Todo mundo está aqui pra viver e amar e ser amado. E viver implica em estar sujeito a erros e acertos. Uns erram mais. Outros erram menos. Mas todo mundo continua sendo igual. Todo mundo procura o amor. Rico, pobre, magro, gordo, branco, negro, azul, amarelo, idoso, criança, bebê, homem, mulher... enfim, todo mundo procura amor.

Não sei bem como explicar, mas a gente é muito insaciável. É esse buraco enorme e insuportável que está dentro de nós. Buraco que deseja ser preenchido. É muita urgência. Por isso, a gente acaba fazendo o que não deveria fazer. Procura em qualquer um. Nem todo mundo tem o que você precisa. Nem todo mundo quer te dar aquilo você pede. Aí, você se machuca. E, no meio de tantas machucaduras, o buraco continua. Maior. Mais sedento. E só resta uma pergunta inquietante: Onde mora o amor? Diga-me, por favor.

O amor mora em algum lugar. Só acha algum lugar, quem procura. Já ouviu dizer que “quem tem boca vai a Roma”? Acho que sim, né? Então, a boca, nesse caso, é a sua esperança. Sua esperança não pode se calar. Não deixa que ela morra. Não fique calado. Procure. Procure mais. Ainda que você se machuque. O amor é cura. E quando você encontra-lo, ele vai te curar de toda essa sua procura insaciável. Talvez o amor já chegou e você nem viu. Já olhou para o lado hoje? Já notou sorriso da sua mãe? Já notou que você abriu os olhos pela manhã e nem se lembrou de agradecer? É o amor de Deus que habita nas manhãs sonolentas, que nem dá vontade de levantar da cama. É o amor que mora nas coisas simples que nos acontecem.

O que acontece é que a gente procura onde não tem. A gente quer ruminar onde só existe oco e vazio. Vazio não preenche vazio. Tem tanta gente cheia de amor. E você nem sorriu pra essa pessoa hoje, né? Toma vergonha. Saia do seu mundinho de conto de fadas e vá para o mundo real. Não fique esperando coisas extraordinárias. O amor é muito, muito, muito simples. O amor mora na leveza dos pequenos gestos. O amor mora onde você menos espera. Não espere mais um “eu te amo”. Palavras são sopradas pelo vento e podem perder o valor. Sei que tem palavra que é sincera e tem um valor imenso. Mas nem todas são. Fique atento aos gestos que dizem: eu te amo. Aos sorrisos que dizem: quero te ver feliz. Aos abraços que dizem: quero te proteger pra nenhum mal te acontecer. Ao colo que diz: não tenha pressa, estou aqui.

O amor mora aqui. O amor mora ali. O amor mora dentro de mim. O amor mora dentro de alguém que eu já conheci. Só que eu nem vi. Você viu? Não? Então procure por ele. Quem procura, um dia, encontra. Ou é encontrado.

Um comentário:

Traga um sorriso ao meu coração :)