quinta-feira, 7 de junho de 2012

Todo mundo se arrepende




Quem nunca se arrependeu? Por favor, levanta a mão. Acho que ninguém levantou. Pois é, afinal, todo mundo se arrepende um dia. Pode ser um arrependimento grande ou um arrependimento pequeno. Todo mundo se arrepende em algum momento da vida. Mas, viver estacionado no arrependimento é proibido. A gente deveria até receber uma multa por isso. É claro que a gente não vai receber uma multa. Porém, algo pior pode acontecer. A gente nunca vai conseguir viver de verdade. Nosso caminho será sempre pra trás e nunca pra frente.


Você quer viver de passado ou de presente? Tem gente que costuma dizer (e ouvi minha mãe dizer isso essa semana): “quem vive de passado é museu”. Minha mãe, e a gigantesca quantidade de pessoas que diz isso, não estão erradas. Não dá pra viver de passado. O passado tem que passar. Se arrepender de algo que você fez ou deixou de fazer, é uma coisa, mas, ficar paralisado, estacionado nessa situação, é uma crueldade com a gente mesmo. Você pode não ser masoquista, mas acaba sendo indiretamente.


Não sei você, mas eu já me maltratei muito. Já fui carrasco de mim. Sempre que fazia algo errado, me punia me feria e me condenava pelo que fiz ou não fiz. Já fiz coisas que muitos consideram errado. Mas fiz por que realmente quis fazer. Até hoje não me arrependi. E acho que não vou me arrepender. No entanto, às vezes, carrego um arrependimento comigo. Arrependo-me de não ter agido de uma forma diferente, de não ter feito mais. Enfim, não me arrependi por uma coisa, mas me arrependi por outra. Nós somos muito contraditórios. Quer dizer, eu sou muito contraditório. Não posso dizer de você. O que sei é que o arrependimento nos deixa completamente presos no que já deveria ter passado em nossa vida. É normal pensar que poderia ter sido diferente. É normal pensar que você poderia ter se doado mais e feito mais por alguém. É normal pensar que foi feio aquele gesto e, aquela palavra naquele momento em que, a pessoa que você ama tanto, precisava de outra coisa. É normal pensar que você poderia ter demonstrado mais o seu amor. Tudo isso é normal. Ninguém é obrigado a viver ileso. Ou melhor, ninguém está ileso a isso. Quem é gente de verdade e, vive de verdade, se arrepende e quer voltar atrás. E, às vezes, se decepciona, pois, em alguns casos não há mais como voltar atrás. Já foi feito. Não tem como remediar.


Vejo tanta gente se lamentando por não existir uma máquina do tempo pra poder voltar lá e fazer diferente. Isso é arrependimento pesando. Talvez seja a culpa vindo, de mãos dadas, com ele. A culpa só te tortura. E ela se torna mais pesada quando você percebe que não tem como mudar o que você fez. Sabe... eu também queria poder voltar no tempo. Queria voltar só pra fazer mais por meus pais. Não queria que eles tivessem se separados. Isso ainda dói em mim. Eu sei que não fui culpado. É que vez em quando penso que eu poderia ter feito alguma coisa. Mas, por outro lado, entendo que eu não tinha poder sobre a situação. Eu poderia ter esgotado todas minhas forças e, ainda assim, seria em vão. Pois, a relação estava nas mãos deles. Não em minhas mãos.


Não sei do que você se arrepende. Porém, ainda há arrependidos que podem voltar atrás. Se você não conseguiu amar, e demonstrar o amor que você sente, ainda dá tempo. Mesmo que o tempo pareça correr a passos largos. Você pode alcançá-lo. Só não vai alcançar se você ficar aí, parado no arrependimento. Deixa o passado simplesmente passar por você. Deixa o hoje, o presente, o agora, imperar em sua vida. Deixa sua vida andar. Deixa o fluxo do rio ir além. Além das suas culpas. Além daquilo que você ainda fica remoendo aí dentro do seu coração.


Sei que não é fácil viver com a culpa sussurrando em seu ouvido. Agora é hora de gritar na cara dessa descarada que você é humano. Que você também é gente. Que você erra. Mas que você pode fazer de novo. E fazer diferente. É nessas tentativas que um dia a gente se encontra. Mesmo você que não tem como tentar de novo. Saiba que você precisa se perdoar. Você erra. Todo mundo erra. Só não erra quem não está vivo. Deixa de ser carrasco. Seja mais carinhoso com você mesmo. Faça carinho no seu coração. Aceite que você errou. Assuma seu erro. Arrependa-se. Mas viva! Pois, a vida não vai esperar a sua boa vontade de se levantar de onde você ficou parado. Você tem esse instante pra se decidir. A escolha é sua. Assim como você fez uma escolha errada um dia e se arrependeu. Hoje você pode fazer uma escolha diferente. Pode fazer uma escolha certa. Perdoar-se. Aceitar-se do jeito que você é. Aceitar o que você fez. Entender que precisava acontecer. Sim, aquele erro era para que você pudesse aprender algo. Não sei o quê. Mas sei que algo a gente aprende.


Aprende e não esquece. A vida foi feita pra quem se respeita. Respeita a sua simples condição de ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traga um sorriso ao meu coração :)