segunda-feira, 25 de junho de 2012

Desce do salto


Tem dias que é difícil manter a pose. Não sou mulher, por isso não sei como é andar de salto alto. Mas fico imaginando que tem mulher que deve ter dificuldade pra se manter equilibrada em cima de um. Pelo que vi hoje, deve ser um pouco complicado mesmo. Uma menina passou por mim parecendo que estava andando em corda-bamba. Foi até engraçado. Mas tem coisa em nossa vida que não é tão engraçado assim.

Quando saímos de casa, sempre tentamos manter aquela imagem de pessoa legal, divertida, alegre e de bem com a vida. Mas será que é sempre assim que a gente está? Acho que não. Todo mundo tem os seus dias difíceis. Todo mundo tem os seus dias de desiquilíbrio em cima do salto alto, chamado de vida. A vida é o salto alto mais alto que eu já vi. É o salto mais difícil de se equilibrar. A gente acaba pendendo pra um lado e pro outro. Prende a respiração como se fosse ajudar no equilíbrio. De repente, sente um alivio. Pronto, conseguimos ficar equilibrados.

Pra lá e pra cá, sempre em cima do salto. Acabamos parecendo aquelas crianças que colocam os sapatos enormes de seus pais. Penso que deve ser isso também. A gente quer ser grande. A gente quer saber andar sozinho. A gente não quer ajuda de ninguém. E não adianta os outros dizerem que ainda está cedo pra gente aprender. Seria tão bom se nós déssemos mais ouvidos ao que algumas pessoas nos falam. Deus se esconde atrás das palavras de conselho de quem nos ama.

Você pode me dizer que palavra é só palavra. E conselho é só conselho. Mas conselho a gente dá pra quem a gente ama. E pra quem a gente não quer ver sofrer. Tem gente que te vê todo torto em cima do salto da vida e, fica completamente desesperado. A pessoa só quer te ajudar a se equilibrar. Ela não quer te ver cair. Mas, às vezes, nós somos crianças birrentas que não ouvem o que o pai e a mãe dizem.

Então, a gente vai... sem medo de desiquilibrar e cair. Não importa. Você só quer provar para os outros que você consegue. Mas, é aí que mora o perigo. Nem você nem eu precisamos provar para as pessoas que a gente consegue. Nem todas vão estar lá quando seus pés estiverem cheios de calos e sangrando. Você sangra em silêncio enquanto muita gente faz barulho e te acha um fraco. A gente é fraco mesmo. Não tenha vergonha disso. Ter coragem de assumir que você é, te faz mais forte. Você é forte! Não diga mais que você não consegue. A coisa que mais me irrita, é ouvir uma pessoa dizer que não consegue. É muito negativismo numa pessoa só. Quanto mais você diz que não consegue, mais distante de conseguir você vai estar.

O lugar da chegada é bem longe. Tem muito chão pela frente. Vai chegar um dia que você vai querer tirar o salto e levar na mão só pra aliviar um pouco. Não faz mal. Pés no chão, faz bem. Mas, logo você precisa colocar o salto de novo e continuar.

É tão bom saber que tem gente que nos faz querer descansar e tirar os sapatos. Desce do salto um pouquinho. Perde a pose. Não tem problema. Deixa a pessoa, que te ama de verdade, cuidar de você. Seus calos doem muito. Eles estão sangrando. Eles precisam de um cuidado especial. Mostra o que você está sentindo. Desarma o sorriso falso. Tira a maquiagem. Seja o que você é por dentro. Não tenha medo da pessoa se assustar. Quem ama nunca se assusta com o que o outro mostra. Mas tem compaixão. Compaixão é sofrer com alguém. Compaixão é cuidar da dor que o outro traz. Mesmo não sabendo o remédio certo. Quer saber, o remédio é o amor. O amor faz a gente ficar desarmado. Faz a gente sair do escuro. Faz a gente se entregar nos braços e no coração de alguém. O amor é oásis. O amor é o folego que a gente precisa pra continuar. O amor é a força e a coragem que a gente precisa pra colocar o salto alto da vida e continuar.

A vida é corda-bamba. A vida é salto alto. Nada disso é fácil. Mas é mais difícil quando você não traz amor no peito. Quando você não é, quem você é de verdade. Não importa se você é mulher ou se você é homem. Todo mundo precisa andar no salto alto da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traga um sorriso ao meu coração :)