sábado, 3 de dezembro de 2011

Desculpa, ainda estou aprendendo

Não aprendi a amar ainda. A cada dia que passa me convenço que amar é um verdadeiro aprendizado. Dia após dia, surge algo nos que me surpreende, e percebo que ainda não estou pronto, que ainda existe muito mais para se aprender.

A gente não aprende uma coisa da noite pro dia. Ou num passe de mágica. Assim como quando fomos alfabetizados. Todos os dias aprendíamos a desvendar o mundo das palavras. Letra por letra. Sílaba por sílaba. Palavra por palavra. Frase por frase.. até se formar um texto. No começo, quebramos a cabeça. Me recordo bem de quando comecei a estudar no pré. Tinha uma vontade enorme de aprender logo. Me frustrava com uma coisa tão simples, mas que me deixava muito nervoso a ponto de chorar. Coisa de criança. Não conseguia escrever a primeira letra do meu nome, o “R”. Pensa só na minha decepção..

Hoje, falando dessa forma, parece até insignificante para você que está lendo. Porque é um pouco pra mim também. Mas o amor está nas coisas simples. E pra mim, naquela época, naquela fase de aprendizado, era muito chato tentar e não conseguir. Você talvez está se perguntando: o que isso tem haver com aprender amar? Tudo! Amar é querer muito fazer a coisa certa, do jeito que tem que ser. Você quer fazer aquela pessoa, que você ama tanto, feliz. Porém, você é imperfeito, e nem sempre consegue. Sabe por quê? Porque amar é como tentar aprender a escrever o “R”, mas nem sempre conseguir. Porém não é porque você não consegue, que você vai desistir. Eu não desistia. Mesmo chorando, mesmo me irritando muito, eu continuava. Tentava de novo e de novo.

Talvez o que está faltando pra gente é insistência. Nunca diga que você nunca vai aprender a amar. Que você será uma pessoa amargurada pra sempre. Não diga e nem pense isso. Se você insistir. Se você tentar escrever de novo, com calma, com paciência.. você consegue. Não sei o tempo que pode demorar para isso acontecer. No entanto, existe a certeza que você vai conseguir! Quem quer, consegue. Quem não quer, desiste na primeira tentativa.

Interessante que em todas as placas ou letreiros que eu olhava, ficava parado ali lendo, observando cada letra. Foi em uma dessas vezes, que parei diante de uma placa giratória, onde estava escrito: “BORRACHARIA”. Foi impossível desviar o olhar. Observei bem. Depois disso, quando cheguei em casa, peguei meu caderno com tanto entusiasmo. Certo de que iria conseguir. E consegui! Foi um momento único pra mim. Uma satisfação tão grande. Ainda posso sentir aqui dentro de mim aquela sensação tão simples. Talvez você se acha um caso perdido. Será que você tentou o bastante? Será que não está na hora de tentar de novo? Observe bem ao seu redor. Veja tantas pessoas que se amam de uma forma tão pura e desinteressada. Veja.. você pode aprender a amar também. Tente de novo. Se não conseguir, fique calmo. Um dia você aprende. Só não desista. Insista. Amor é feito de perseverança. É tentar escrever no coração do outro com sua caligrafia tão imperfeita, tão rasurada. Não se preocupe com isso. Você é só uma criança que está aprendendo a escrever.

O único perfeito no amor é Deus. Só Ele tem um amor incondicional. Peça à Ele que te ajude, te ensine a amar. A escola da vida não é fácil. Mas é muito mais difícil quando você não é humilde o bastante para reconhecer que sozinho você não consegue aprender.


P.S.: Ainda quero escrever no coração de muitas pessoas o amor que sinto e que tenho aqui dentro. Guardado em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traga um sorriso ao meu coração :)