quarta-feira, 2 de maio de 2012

Amor natural ou artificial?


Gosto de Coca-Cola. Gosto muito. Exageradamente talvez. É sério. Quem me conhece, sabe muito bem disso. O que poucos sabem, é que gosto muito de suco natural de laranja. Dispenso o artificial ou o em pó. Nada como algo natural. O gosto é diferente. É melhor. É até mais saudável. Todo mundo sabe disso, não é mesmo? Os futuros biólogos de plantão que o digam. Uma amiga, por exemplo, Poliana, me disse que um de seus professores listou todas as conseqüências de tomar Coca-Cola. E, logicamente, Coca-Cola é artificial. E você me pergunta: “aonde você quer chegar com isso?” No amor. Quero tentar te mostrar como a própria vida me mostrou. Que o amor pode ser natural ou artificial. Depende só de nós. Da escolha que a gente faz. Porque amar é escolher.

Todo mundo é livre pra escolher Ninguém é obrigado a ser natural e nem gostar de coisas naturais. Mas, também ninguém tem que ser artificial ou gostar de coisas artificiais. Enfim, somos livres e ponto.

Todo mundo tem sua forma de amar. Eu tenho a minha. Você tem a sua. Ele ou ela tem a forma deles, de amar e demonstrar o seu amor. Isso deixa a vida mais bonita. Porque cada um constrói as diferentes formas de amar e espalhar esse amor e, mostrar o verdadeiro sentido de amar.

Tem gente que ama com muita leveza. Ama sem interesse. Ama sem pedir nada em troca. A pessoa faz sem nenhum interesse. Não importa se vai ser recíproco. Se ela vai ter aquilo que ofereceu para o outro. É um amor que não impõe limites e nunca se limita em seu próprio espaço. Não existe o “mas...” nem o “e se...”. A pessoa só ama e deseja amar mais. Pois, quanto mais se ama mais se quer amar. Não apenas sentir o amor. Fazer valer o que você sente. Ou não sente. Não precisa sentir pra amar. É preciso fazer pra depois, quem sabe, algum dia sentir aquela força que se move dentro da gente e que não dá pra explicar ou definir em palavras. Amor não tem uma definição exata.

Quando o amor é natural a gente nem pensa pra fazer ou agir. A gente faz antes mesmo de pensar. É como se algo ou alguém nos impulsionasse a fazer aquilo que tem que ser feito. Talvez estender a mão pra ajudar alguém a levantar. Talvez limpar quem se sujou no lamaçal dessa vida. Sem nojo ou repulsa. Talvez sorrir pra alguém carrancudo ou amargurado, para que a pessoa possa sorrir com seu sorriso. Um sorriso sincero, cheio de amor e vida, pode fazer um coração duro e frio se derreter e se aquecer outra vez.

Mas, pra que tudo isso aconteça, precisa ser natural. Não pode ser forçado. Quem ama de verdade faz tudo com naturalidade. Não precisa de muitos motivos para que se ame alguém. Não espere encontrar muitos motivos. Porque todo mundo tem suas imperfeições. Eu, que o diga. Às vezes, nem entendo o amor que, algumas pessoas, derramam sobre o pequenino e frágil vaso do meu coração. Quem entende? Ninguém. Amor não se entende. O que é natural faz bem pro nosso coração. É saudável.

Já do amor artificial eu quero bastante distância. De dá-lo ou de recebê-lo. Não quero dar um amor interesseiro e cheio de segundas intenções. Quero ser verdadeiro. Quero ser livre para escolher amar. Dispenso todos os gestos de pessoas que só querem roubar tudo que existe em mim, para depois, nunca mais voltar. Quero distância de gestos assim. Porque há pessoas que sorriem com falsidade. Dá até pra ver na expressão da pessoa que o sorriso não foi natural. Que o olhar não foi puro, mas havia inveja e um desejo escondido de fazer algum mal. Tem gente que faz alguma coisa boa já pensando no quer vai pedir em troca. Infelizmente é essa a realidade. E, é triste.

Ainda existe muita gente nesse mundo que é ruim. Que só tem maldade no coração. E, que fica na espreita, esperando uma brecha para nos derrubar. Mas, não devemos fazer o mesmo. Não se paga o ódio e a falsidade com a mesma moeda. Quem ama faz o contrário. Faz a diferença; Mostra com seus gestos que ainda existem pessoas que sabem o que é amar.

Acredito que até essas pessoas tem uma chance de ser diferentes. Todo mundo tem uma chance. Há esperança pra todo mundo. Eu acredito. Mesmo que pra muita gente, algumas pessoas, pareçam um caso sem solução. Existe uma sementinha plantada em cada coração, esperando para florescer. Essa semente tem um nome lindo e simples. Amor.

Um comentário:

  1. Linda imagem e lindo texto, Joaozinho!
    É bem isso: "O que é natural faz bem pro nosso coração. É saudável."
    Dou ênfase ao 4º parágrafo..rsrsrs

    lindo texto e lindo vc!

    ResponderExcluir

Traga um sorriso ao meu coração :)