segunda-feira, 16 de abril de 2012

O canteiro de flores


Caminhando, quase todos os dias, pelo mesmo lugar, ele tentava observar os pequenos detalhes no meio do caminho. A sua procura nunca parava. Porque a vida, pra ele, é uma constante procura. E na procura não há como ficar paralisado. Pra encontrar o que se procura é preciso andar, caminhar... é preciso simplesmente procurar. Em tudo e em toda parte. Até no soprar invisível da brisa em nosso rosto. Que balança alguns fios de nosso cabelo. E que alivia, por alguns segundos, o calor de um dia quente.

De tanto procurar, ele encontrou algo que aprisionou sua atenção e seus pensamentos. Um pequeno canteiro cheio de flores laranja. Ali. Bem ali, naquele cenário feio e sujo. Próximo à um rio poluído. O canteiro permanecia ali. Colorindo o preto e branco do cenário dos dias. Era uma prova. Sabe qual é? Deus está em toda parte.

Essa é a essência da procura do ser humano. A presença de Deus. Cada um procura da sua forma. Cada um procura num lugar diferente. Mas, todos procuram a presença de Deus. Muitos não sabem. Pouquíssimos reconhecem que, no fundo, a sua procura insaciável é por Deus e sua presença nesse mundo, que muitas vezes é tão feio.

O mundo tem suas feiúras. É triste, mas tem. Assim, como o rio poluído, o montante de lixos perto do singelo canteiro. Porém, o canteiro estava lá no meio de tudo isso. No mundo também é assim. Mesmo com tantas coisas feias que existe, Deus está em cada canto, esperando ser percebido, notado. Deus coloca cor onde só existe o preto e branco da dor e do sofrimento. E quanta gente sofre, não é? Muita gente! E, a gente precisa entender que Deus não é ausente.

Todas as vezes que passava por aquele mesmo lugar, ele sentia uma alegria silenciosa porque naquela coisa tão simples, via um sinal da presença de Deus. Isso fazia com que ele entendesse que Deus também está presente nas pessoas que o mundo rejeita, que o mundo exclui. Deus não exclui ninguém. Deus inclui. Deus está escondido lá dentro daquela pessoa que parece ser tão desprezível. Aquela pessoa só precisa de alguém que acredite nisso e, ajude-a a ver que Deus pode transformar toda a realidade feia que ela vive, em uma realidade bonita. Em um canteiro de flores. Eu acredito que no deserto mais seco do coração de cada um, pode florescer. E, aquilo que era deserto, se transforma num belo jardim.

Precisamos ser sensíveis para ver a presença de Deus onde ninguém consegue ver.

Ver... então, ele continuava vendo. Havia uma vontade muito grande de fotografar e deixar registrado aquela imagem. Mas, não foi possível. O canteiro foi destruído. Ele ficou muito triste. O que era pra ficar registrado numa foto ficou cravado (pra sempre) no coração. Essa “foto” o tempo não apaga nem rasura.

Isso não o fez desacreditar. O canteiro foi destruído, mas a certeza ficou em seu coração. Ficou marcado como tatuagem que nunca se remove. E, mais uma vez, ele entendeu que Deus está em toda parte. Em todo canto. É só estar atento. E... ver.

Veja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traga um sorriso ao meu coração :)