terça-feira, 9 de outubro de 2012

Não me rotule


Olha bem pra mim e vê se eu tenho cara de produto que se vende em supermercado. Por favor, pare de tentar me rotular. Pare de tentar me impor as suas regras e o que você acha certo ou errado. Não estou aqui pra isso. Sou livre. Você é livre. Todo mundo é. Não sou obrigado a cortar o meu cabelo porque você acha que ele é feio ou grande demais. Não sou obrigado a parar de ouvir músicas tristes e melancólicas só porque você gosta de música animada, eletrônica. Esse é o meu gosto. Você tem o seu e eu tenho o meu. Cada um com seus gostos, cada um no seu mundo, cada tentando viver e sobreviver da forma que pode. Não estou aqui pra fazer do seu jeito. Se eu fizer do seu jeito vou deixar de ser eu pra ser você.
Prefiro ser eu. Mesmo que isso me custe bastante. Mesmo que isso me faça perder algumas amizades ou pessoas especiais. Desculpa, mas cansei de tentar agradar todo mundo. No final, sempre entorto o nariz quando percebo o quanto estou sendo infeliz tentando agradar os outros. Você não vive dentro de mim. Você nem sabe tudo que eu passei. Nem sabe das minhas noites de insônia. As noites frias em que passei acordado, somente para não dormir, e ser assombrado pelos meus piores pesadelos. Você nunca esteve lá dentro do meu quarto quando eu estava sozinho, triste, amargurado e sem vontades ou desejos. Sua opinião entra pelo meu ouvido direito e sai rapidamente pelo ouvido esquerdo. Se deixo você viver a minha vida ou se eu vivo a vida que você quer que eu viva, acabarei com minha alma sepultada dentro do meu corpo. Serei um zumbi. Mais um morto vivo vagando por esse mundo cheio de gente morta por dentro. Tem tanta gente podre por dentro. Gente que brilha, mas que por dentro traz uma escuridão assombrosa.
Cansei de viver tentando caber na moldura que você fez pra mim. Não caibo nela. Não insista. Não quero mais perder a minha essência. De vez em quando sou tão cafona. Nem ligo muito pra me arrumar antes de sair de casa. Há dias em que até me importo, me cuido em excesso. Mas logo vem aquele pensamento: “e o lado de dentro? Será que estou cuidando bem dele também?” Angustio-me facilmente com esse pensamento inquietante.
É tão fácil ser do jeito que você quer. Tão fácil que escolhi não ser assim. Escolhi o jeito mais complicado, porém, mais bonito de ser eu. Deixo de ser aquela folha em branco, que você sempre tomava em suas mãos, para imprimir nela suas vontades, jeitos, trejeitos, desejos e sonhos. Me deixa aqui com meu cabelo grande caindo nos olhos. Me deixa aqui com meus óculos antigos. Me deixa aqui com minhas músicas depressivas (e que muita gente já disse que dá vontade de cortar os pulsos). O que importa é que eu não sinto essa vontade. Se você prefere as músicas vazias e que estão permeadas de uma felicidade falsa e ilusória, bom proveito. Faça bom proveito delas e de tudo que você gosta. Não sou do seu jeito. Não quero ser.
Só tenho essa vida pra viver. Será que não basta a sua? Cuide mais dela. Deixe a minha em paz. Não sou aquele produto rotulado que você encontra por aí. Sou mais que isso. Não quero ser mais um no meio de um monte de gente rotulada por essa sociedade mesquinha. Não me encaixo mais nisso. Não sou obrigado a reprimir meu riso exagerado. Quando o riso vem preciso rir alto mesmo. É meu jeito de expressar alegria. Chega de me reprimir. Passei tanto tempo fazendo isso. Cansei. Chega. Sou magrelo. Peso menos de cinquenta quilos. Mas estou saudável. É só isso que realmente importa agora. Não preciso ter uma barriga “tanquinho”. Não preciso ser mais gordo ou mais magro do que alguém. Detesto viver de comparações. Ninguém tem o direito de me impor qualquer coisa que seja. Nasci livre. Preso em minhas condições existenciais, mas livre. Livre dos rótulos. Livre das opiniões e sugestões que querem me impor.
Nem a felicidade é uma imposição. Não sou obrigado a ser feliz sempre. Posso ser triste também. Posso chorar. Posso me trancar dentro de casa e me fazer companhia. Isso não quer dizer que eu estou desistindo de viver. Não é isso. Temos os nossos momentos. E merecemos o que todo mundo merece. Respeito. Se as pessoas aprendessem a respeitar umas as outras o mundo seria bem melhor e bem mais bonito de ser viver.
Mas não. O mundo não é assim. O mundo é cruel com muita gente. Homem tem que casar com uma mulher e ter filhos. Será que isso não pode mudar um pouco? O que importa numa relação é se os dois têm amor e respeito mútuos. Um homem pode amar outro homem. Ou uma mulher pode amar outra mulher. Todos podem ser felizes. Chega de viver sob essa ditadura do que é certo e do que é errado. Errado é você julgar, condenar, menosprezar, usar uma pessoa e depois deixa-la sem nada. Isso sim é errado. Errado é você sair ferindo todos os corações que ver pela frente como se as pessoas não fossem providas de sentimentos. Errado é você não ser o que você é de verdade. Errado é você não ser gente, ser humano, ser compassivo com a dor do outro. Não precisa ajudar se você não quiser. Mas também não precisa atrapalhar.
Não me atrapalhe mais. Preciso continuar vivendo essa vida. Sei que vai doer. Porque vida sem dor, não é vida. Mas, aprendi, e tenho aprendido, que toda dor passa. Por maior que seja, ela passa. Um dia passa. Essa é a minha esperança. Preciso viver. Deixa-me, por favor, viver. Viver. Vi-ver. Ver. Ainda há muito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traga um sorriso ao meu coração :)