sábado, 19 de novembro de 2011

A dor pode ser um pedido de socorro

Existem feridas em nós que doem muito. Muito mesmo. Mais do que a gente pensa que pode suportar. Dói um pouco no começo. Depois dói mais. Daí a gente recorre aos analgésicos, a uma forma de anestesiar a dor, por um momento, e ter sossego pra respirar tranquilamente. Mas tem horas que a dor fica mais forte e nossa vontade é de usar morfina. Porém, nem a morfina é capaz de aliviar a dor que vem de dentro. Dor que fere, sangra e machuca.

Só sabe da dor quem a sente. Por isso, é extremamente desprezível condenar ou julgar o que o outro sente. Se você não está na pele do outro, se você não está dentro dele, sentindo o que ele sente e, passando o que ele passa, por favor, não julgue. Não se ache no direito de dizer que você sabe o que ele passa. Você não sabe! Talvez até tente saber ou sentir, mas no fundo, só sabe, quem passa. Existe momento que é melhor você ficar calado. O silêncio pode ser mais acolhedor da dor do outro. Palavras, às vezes, podem ser um dedo insensível tocando nas feridas abertas. A gente que sente sabe bem, não é?

Pois é. Sentir tudo que vem de dentro nem sempre é fácil assim. Dizem que é frescura. Que é perca de tempo ser assim. Alguns brutos ou insensíveis podem até dizer que é “viadagem” (com todo o respeito digo isso, pois é dessa forma que muitos se referem à quem é sensível). Mas quem sente, sabe que existem dias que dá vontade de desistir de nós mesmos. Dá vontade dar um basta a tudo e fingir que nada mais existe dentro de nós. No entanto, não pode ser assim. A gente sabe que não dá pra viver fingindo que não existe algo dentro de nós, pedindo atenção, pedindo cuidados. Não dá pra viver empurrando tudo com a barriga. Não vamos chegar a nenhum lugar com isso. E pra quem quer viver na verdade e de verdade, sabe que pra viver é preciso ter um ponto onde a gente vai chegar e sossegar. É preciso ter um foco, uma direção.

Se existe algo dentro de nós, é preciso olhar bem pra isso, encarar a dor, as feridas mais feias que existem. Se estiver doendo é porque algo está errado. O coração está pedindo uma ajuda. Quem sabe não seja um pedido de socorro? Sabe, talvez está doendo tanto por causa de nós mesmos. Estou descobrindo que certas feridas insistem em doer, porque nós ainda insistimos em tocar nos mesmos espinhos. A vida é uma caminhada. E no caminho existem espinhos. Talvez ainda estamos voltando em lugares que já passaram em nossa vida. Voltando e tocando naqueles espinhos que deixaram feridas profundas. Talvez elas já estavam cicatrizando, mas nós somos teimosos e voltamos. O caminho da nossa vida precisa ser pra frente. Nossa vida precisa seguir o seu curso normal. Olhando pro foco, que é Deus. Ele é a fonte de toda cura para o nosso coração. Se olhamos para Ele não dá vontade de voltar. Só existe vontade de seguir, seguir o caminho de cura e restauração que Ele tem pra nós. Deus nos fez pessoas capazes de amar, perdoar e superar qualquer tipo de dor. Mas pra isso é preciso que você e eu nos ajudemos. Não adianta Deus estar diante de você, e você continuar com os olhos fechados e com os braços cruzados. Tome uma decisão.

Abra os olhos. Descruze os braços. Deus está te esperando. Como um pai que cuida de seu filhinho que acabou de cair e se machucar. Ele tem o remédio que você precisa. Ele tem o amor que o seu coração deseja. É só ir. Vá... Ele te espera.

Eu vou! E você?! Vai?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traga um sorriso ao meu coração :)